Sábado, 20 de Dezembro de 2008

O jogo dramático no desenvolvimento educativo

 

 
“O jogo dramática encoraja a criança a expressar o seu mundo interior e a sua fantasia, reflexo da sua realidade própria e ajuda-a a integrar-se no mundo exterior dentro do seu esquema de pensamento.”
 
 
O jogo dramático tem um forte valor educativo a vários níveis porque se tivermos em atenção ajuda a criança:
 
 
*           A expressar-se; uma vez que a criança está continuamente registando impressões e factos acerca dela própria e do mundo que a rodeia e porque no drama ela exprime os seus sentimentos ou o seu sentido das coisas, e com o estimulo dos que a observam, pode reconsiderar e pode fazer um ajustamento, clarificando e compreendendo e desenvolvendo o seu “eu” em relação ao mundo que a rodeia;
 
*           A desenvolver a imaginação; porque o trabalho da imaginação envolve a transferência do “eu” para uma situação diferente ou não presente, ou para uma identificação com “outro”. Esta modalidade mental ajuda para uma compreensão mais clara de como as outras pessoas vivem e sentem.
Função importante na sociabilidade. Por outro lado a imaginação está na essência de toda a criatividade, transformando experiências e imagens acumuladas, em novas ideias.
 
*               A desenvolver a oralidade, porque a comunicação oral é resultado de um envolvimento autêntico em situações em que existe um verdadeiro contacto humano.
         De um autêntico desejo de expressar sentimentos e ideias, do qual resulta uma fluência, um vocabulário apropriado, uma riqueza de entonações e uma força emocional que desenvolve uma comunicação verdadeira e original. E enriquece a personalidade futura.
 
*                       A desenvolver a oralidade; porque a comunicação oral é resultado de um envolvimento autêntico em situações em que existe um verdadeiro contacto humano. De um autêntico desejo de expressar sentimentos e ideias, do qual resulta uma fluência, um vocabulário apropriado, uma riqueza de entonações e uma força emocional que desenvolve uma comunicação verdadeira e original. E enriquece a personalidade futura.
 
*                 A organizar as ideias; através do desenvolvimento da imaginação resulta um debochar de ideias, e a criança aprende então a organiza-las segundo o desenvolvimento das suas estruturas e a chegar assim a uma forma reconhecível. Esta aprendizagem ou compreensão deriva de um “estar” perante problemas concretizados e que exigem solução. 
 
*           A sensibilizar os valores estéticos; A actividade dramática ajuda a tomar conhecimento de uma maneira natural com as outras artes em geral. A exigência de um envolvimento pessoal aumenta a sensibilidade para uma atmosfera de uma maior profundidade emocional, o que prepara a criança para uma melhor compreensão da vida futura.
 
publicado por letirodrigues às 17:27

link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Inês a 22 de Fevereiro de 2010 às 15:09
Boa Tarde. Eu estou a fazer um trabalho sobre este tema e gostava de saber de onde tirou estes pontos,ou sej, qual a bibliografia. Agradecia muito.

Cumprimentos =)

Comentar post

.Mensagem!


.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Dezembro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
21
22
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. O jogo como função educat...

. O jogo como função educat...

. O que é o jogo dramático...

. O jogo dramático na escol...

. O jogo dramático no desen...

. O Jogo dramática na vida ...

. A expressão dramática

.arquivos

. Dezembro 2008

.tags

. todas as tags

.links

.Utilizadores Online

online

.Tradutor

.Visitas

.Relógio


More Goodies @ NackVision

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds