Terça-feira, 23 de Dezembro de 2008

O jogo dramático na escola

 

 

 
 O jogo dramático atinge o seu expoente máximo no Jardim-de-infância, é um jogo em que a criança faz de conta que é outrem, simulando o real através da experimentação e representação de papéis e situações do universo das suas relações sociais.
Quando as crianças se encontram na nos diversos departamentos existentes dentro de cada sala de aula como por exemplo a"Casinha das Bonecas" jogando cada uma delas o papel de Mãe, elas expressam o modo como sentem a realidade representando as suas vivências quotidianas. Porque o processo verbal é complicado, expressam-no pela acção, pelo jogo, revivendo a realidade.
Nos diferentes espaços, as crianças exteriorizam o que vivem interiormente, expressando pela acção, ideias, sentimentos e emoções e traduzindo muitas vezes a imitação de tarefas, papéis e actividades do adulto. Para além do desejo de compreensão de todo esse mundo, as crianças expressam o que dele sentem.
A actividade de jogo dramático descrito não resulta de regras, não resulta da vontade de produzir uma obra nem de nenhuma expressão estética determinada, antes resulta da vontade da criança em exprimir os seus sentimentos, emoções e interesses face a uma realidade que deseja viver e reviver através da acção.
Mas a criança, neste processo de jogo dramático, deseja comunicar com o outro o que sente. Para sua afirmação e para exteriorização do Eu, tem necessidade que outro jogue também.
Nesta actividade a criança necessita de uma matriz planificada; necessita igualmente de uma observação sistematizada e de intervenção. Com efeito, para que a espontaneidade da criança se desenvolva torna-se necessário induzi-la directa e indirectamente.
Directamente, assumindo a educadora papéis específicos que permitam fazer evoluir o jogo; indirectamente, pela construção de cenários pedagógicos cuidadosa e planificadamente preparados assim como pela colocação de vários materiais e adereços postos à disposição das crianças.
 
 

 

publicado por letirodrigues às 12:13

link do post | comentar | favorito
|

.Mensagem!


.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Dezembro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
21
22
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. O jogo como função educat...

. O jogo como função educat...

. O que é o jogo dramático...

. O jogo dramático na escol...

. O jogo dramático no desen...

. O Jogo dramática na vida ...

. A expressão dramática

.arquivos

. Dezembro 2008

.tags

. todas as tags

.links

.Utilizadores Online

online

.Tradutor

.Visitas

.Relógio


More Goodies @ NackVision

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds